IMAGEM COMUNIDADE

IMAGEM COMUNIDADE

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Ministro das Cidades determina a Secretaria Nacional de Habitação que verifique a possibilidade de nos ajudar



Ao conversarmos e mostrarmos nossa situação ao Ministro Márcio Fortes, o mesmo determinou a Sra. Inês Magalhães (Secretaria Nacional de Habitação) que ela pudesse verificar a possibilidade de nos ajudar em nosso problema. E que visse a possibilidade de enviar o valor do referido recurso diretamente para a Prefeitura Municipal de Manaus.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Mostramos Laudo da Prefeitura ao Ministro das Cidades "Márcio Fortes". Tal obra necessita de R$ 5.800.000,00 de Reais



Tivemos a felicidade de encontrar o Ministro Márcio Fortes na Conferência, e aproveitamos o ensejo para mostrar-lhe o Laudo Técnico que a Prefeitura mandou ao Ministério Público do Estado, relatando do perigo que encontram-se as famílias que permanecem morando a beira do barranco nesta comunidade, além de reconhecer a necessidade de uma obra urgente afim de se evitar perdas de vida destas pessoas. Tal obra necessita de um valor estimado em R$ 5.800.00,00 (cinco milhões e oitocentos mil reais) para se retirarem as famílias e também fazerem uma obra de contenção do barranco.mas

Conseguimos ir para a Conferência Nacinal das Cidades, onde fomos indicados para participar como Observador e acabamos virando Delegado pela UNMP




Novamente tivemos que contar com um pouco de sorte, além de termos sido indicados pelo Estado como observador (a pedido nosso e de algumas pessoas amigas), tínhamos também que darmos um jeito de ir para Brasília (já que o Estado não tinha como arcar com as despesas da viagem, hospedagem e alimentação) por conta própria. Acabamos dando sorte da Empresa Gol Linhas Aéreas lançar essas promoções relâmpagos que sempre lançam, daí conseguimos comprar nossa passagem e assim assegurarmos nossa ida para a Conferência.
Então no dia 24/09/2007 pegamos o vôo para Capital Federal, pois no dia 25 já começaria o cadastramento e a entrega dos materiais dos participantes. No dia 25, já no plenário Ulisses Guimarães (um lindo e gigantesco espaço cultural) acabamos encontrando a Conselheira Nacional das Cidades Sra. Vera Eunice que além de conselheira também é esposa do Sr. Donizete, que é Coordenador Geral da União Nacional de Luta e Moradia Popular – UNMP.
Na Conferência Estadual das Cidades ocorrida em Outubro de 2007 em Manaus, tivemos o prazer de conhecer dona Vera Eunice (que veio com + 4 Conselheiros Nacionais para ajudar na coordenação da mesma), onde tivemos a oportunidade de mostrarmos um pouco do trabalho que agente vem desenvolvendo em prol de nossa comunidade. A mesma ficou surpresa com tanta persistência e contente em saber que ainda existem pessoas assim, nos parabenizou e disse que poderíamos contar com sua ajuda se fosse necessário.

Participar das Conferências Municipal e Estadual das Cidades foi um verdadeiro aprendizado


Ao participarmos da Conferência Municipal conseguimos nos eleger para sermos delegado na Conferência Estadual das Cidades.
Já na Conferência Estadual não obtivemos o mesmo hesito, pois alguns colegas (se é que podemos considerar colegas) decidiram boicotar a nossa pretensão de ir a Brasília representar o nosso Estado na Conferência Nacional das Cidades. Pois como havíamos participado da comissão preparatória, no dia que a mesma ocorria estávamos com uma camisa de coordenação da mesma, onde incomodou alguns colegas que nos ajudaram (para não dizer ao contrário) dizendo aos colegas que vieram de outros municípios que aqueles que estivessem com a camisa verde claro escrito coordenador, já estaria pactuado com representantes do Governo do Estado para ir a Conferência Nacional sem problemas e que eles estariam ali perdendo seu tempo.
No final de nossa Conferência Estadual cada grupo de trabalho teria que fazer suas eleições, e assim definir quem iría para Capital Federal compondo a delegação do Estado. Na hora da votação eu mais quatro colegas participantes (que estavam com a referida camisa) ficaram com uma péssima votação, não nos permitindo nem ficarmos entre os primeiros suplentes, votação essa que nos deixou bastante intrigado de como teria acontecido isto já que ajudamos a divulgar o assunto nos Municípios de nosso Estado.
Mas mesmo assim, não desistimos da idéia de irmos compondo a delegação, e assim podermos ajudar de uma outra maneira nossos colegas e nosso estado.

Solicitamos uma Cópia ao Ministério Público sobre a Resposta da Prefeitura no que diz respeito ao nosso pedido de Ação Civil Pública contra a mesma.



Após sabermos que a Prefeitura de Manaus finalmente havia dado uma resposta ao Ministério Público Estadual, decidimos então solicitar uma cópia do documento ao Promotor responsável pela solicitação.
Com o entendimento do Promotor de que nós seríamos os mais interessados no documento, o mesmo autorizou sua secretária que nos repassasse uma cópia, e que o original constasse nos autos do processo.
Quando tivemos a oportunidade de ver a cópia, percebemos que havíamos conseguido algo muito importante para o desenrolar desta situação. É que a Prefeitura elaborou um Laudo Técnico (coordenado pela sua Secretaria de Obras) onde a mesma constata e afirma que tais residências realmente encontram-se em área de risco.
Além de afirmar também que seria (e será) necessária uma parceria urgente entre Prefeitura de Manaus, Governo do Estado e até Governo Federal para se evitar perdas de vida, concluindo com o levantamento de quanto seria necessário em dinheiro para se retirar às famílias que permaneceram nestas áreas como também para evitar o desbarrancamento que vem acontecendo.
Finalmente tínhamos algo de concreto em mãos para podermos nos movimentar em relação a este assunto.