IMAGEM COMUNIDADE

IMAGEM COMUNIDADE

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

CONVERSAMOS TAMBÉM COM O DEPUTADO FEDERAL PRACIANO QUE NOS DEU ALGUMAS ORIENTAÇÕES

No dia 06/06 encontramos o Deputado Federal PRACIANO que nos convidou a ir ao seu gabinete, e após quinze minutos de conversa (ou uma verdadeira aula de política) o Deputado nos explicou da dificuldade que seria estarmos alí falando em nome de uma comunidade só.
Acabamos entendendo que tal movimentação teria mais força a partir do momento em que não fosse somente falar sobre o Riacho Doce, mas sim de todas as comunidades que sofrem com o descaso do Poder Público. Praciano também complementou que deveríamos fortalecer algum movimento de luta por moradia em Manaus, para que assim pudéssemos juntar mais forças para esta luta.
O Deputado então nos encaminhou ao senhor ADNAMAR MOTA que é representante da Cáritas Arquidiocesana de Manaus e membro do Conselho Nacional das Cidades, para trocar idéias no que diz respeito ao assunto de habitação em nosso Estado. Acabamos então descobrindo no meio da conversa com o senhor adnamar sobre o Plano Diretor Participativo desenvolvido pelo Ministério das Cidades.
Esse Plano Diretor de 2007 tem o seguinte tema: Buscar refletir em que medida os governos estão estruturados para enfrentar os desafios de seu próprio desenvolvimento, a partir da reflexão sobre como as políticas e investimentos dos três níveis de governo (Municipal, Estadual e Federal) estão contribuindo, ou não, para reverter à fragilidade do poder público em planejar o desenvolvimento e as intervenções nas cidades de forma integrada, visando à participação da Sociedade Civil num todo para que sejam estabelecidas as metas a serem alcançadas nas cidades, evitando a desigualdade social de habitação.
Decidimos então fortalecer esta luta, e chegando em Manaus, verificaríamos como estava o andamento deste assunto no âmbito municipal e estadual, já que observamos em um folheto do Ministério das Cidades que os prazos estavam se esgotando e que não tínhamos escutado falar neste assunto em nossa cidade.
No mesmo dia fomos ao Ministério da Integração Nacional para obter informações sobre o nosso documento, e infelizmente não conseguimos muito hesito. Mas nos foi entregue um documento da Secretaria Nacional da Defesa Civil (Ofício n° 1280 / 2007 DL – SEDEC) que é integrado ao mesmo Ministério, nos relatando do assunto que foi a liberação de recursos para o Município de MANAUS/AM através da Medida Provisória n° 364/2007 de 18/04/2007 no valor de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais), por intermédio do Governo do Estado do Amazonas, onde tal recurso seria para reabilitação de cenários de desastre no referido Município.
Acabamos nossa visita a Brasília na certeza de termos deixado registrado aos políticos que nos representam em Brasília, de que não há barreiras ou dificuldades para irmos atrás de nossos direitos aonde quer que seja.

Nenhum comentário: