IMAGEM COMUNIDADE

IMAGEM COMUNIDADE

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

DECIDIMOS ENTÃO FAZER A SEGUNDA VIAGEM A BRASÍLIA



Como tínhamos a esperança de que nosso Dossiê pudesse nos trazer os benefícios que tanto esperávamos, decidimos então ir diretamente aos Ministérios para qual o mesmo havia sido despachado. Aproveitamos a oportunidade também para levarmos algumas lembranças para o Presidente LULA de nossa Associação e de Nosso Estado, além de um convite para que o mesmo pudesse conhecer nossa comunidade.
Saímos de Manaus solicitando uma Audiência Pública com o Presidente da República feita via internet (no site da Presidência da República), foi uma audácia tal pedido e se seríamos atendido ou não, claro que dependeríamos de muita sorte, mas não nos amedrontamos e fomos com a esperança de sermos recebidos.
Chegamos na segunda-feira pela manhã e ao nos deslocarmos para o hotel entramos em contato via telefone com o Palácio do Planalto para sabermos da avaliação de nossa solicitação de audiência com o Presidente. Fora então nos informado que ainda estava sendo analisado e que nos seria dado o retorno.
Passamos no hotel para trocar de roupa e em seguida nos deslocamos ao Ministério das Cidades para obtermos quem sabe a primeira resposta de nosso Dossiê. Fomos atendidos pela assessora do Ministro (Márcio Fortes) com muita cordialidade, onde a mesma nos informou que todo e qualquer pedido feito ao Ministério tem de ser feito pelo Prefeito e Governador (onde os mesmos tem as senhas necessárias para acessar os Programas desenvolvidos pelos Ministérios), ou os Deputados Federais ou Senadores (através de Emendas Parlamentares) do nosso Estado.
Seria difícil qualquer Ministério atender algum pedido feito por uma Associação de Moradores, pois não temos a autonomia para fazê-lo. A mesma resposta recebemos de funcionários do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, e tais visitas acabaram sendo uma decepção ou um verdadeiro banho de água fria em nossas esperanças de melhoria para nosso bairro.
Já no final da tarde do mesmo dia, recebemos a ligação do Palácio do Planalto dizendo que não seria possível à audiência com o Presidente LULA, mas que seriamos recebidos por alguém que o representaria. No dia seguinte (Terça-feira) Às 10:00 da Manhã (horário marcado pelo Palácio) ao chegarmos nos identificarmos e subimos até o 4° andar, onde seríamos recebidos pelo Dr. WAGNER CAETANO (Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência) que estaria ali representando o Presidente LULA.
Dr. Wagner nos atendeu muito bem e pediu desculpas pelo motivo de não sermos atendidos pelo Presidente (disse-nos que o Presidente estava cumprindo a agenda também de Candidato, portanto não poderia estar ali naquele momento), mas nos assegurou que as lembranças iriam chegar às mãos de LULA, e o que tudo que conversássemos naquele momento também chegaria ao conhecimento dele. Conversamos quase 30 minutos e ficamos sabendo que há um interesse muito grande do Governo Federal ajudar em casos como o nosso, mas que infelizmente o Governo não pode intervir diretamente sobre o outro. Nos falou 1° da necessidade de organização e no 2° momento da articulação de nossa comunidade para cobrarmos de nossos Governantes (Municipal e Estadual) as melhorias para nós. Pediu-nos que retornássemos a Manaus com esses dois desafios e assim que chegasse algum outro pedido nosso (através da Prefeitura ou do Governo do Estado) com certeza seria analisado com carinho para que fossemos atendidos.
Agradecemos pelo tempo que nos foi destinado, pedimos que nossas lembranças fossem realmente entregues ao Presidente e nos despedimos, mas dissemos a ele que nossas esperanças de dias melhores não estavam acabando ali e que todo este esforço estava a cada dia servindo como uma injeção de ânimo aos nossos ideais.
Do Palácio nos deslocamos para o Senado Federal e consequentemente até a Câmara Federal para quem sabe um outro contato com algum Senador ou Deputado Federal, mas nesta época do ano eles estão de recesso parlamentar. Demos uma grande caminhada nas dependências das duas casas (onde se torna uma imensidão as duas instituições juntas) para tentarmos nos familiarizar-mos com uma obra gigantesca que são as duas unificadas. Já na Quarta-feira retornamos novamente a nossa cidade na certeza de que a luta ainda estava só no começo. E posteriormente recebemos o Ofício de confirmação do Pálacio sobre o recebimento de nossas lembranças ao Presidente LULA.

Nenhum comentário: